Aplicativo de multas dá até 40% de desconto e funciona em 18 Estados
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) agora disponibiliza um aplicativo de multas de trânsito que concede até 40% de desconto para motoristas e proprietários de veículos que quitarem suas infrações pela plataforma. O software,disponível em 18 Estados brasileiros, tem como intuito a redução de despesas e a agilidade no pagamento de autuações.
A plataforma atua em parceria com os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), Polícia Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Departamento Nacional de Infra-estrutura de Trânsito de São Paulo.
O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é gratuito e está disponível para Android ou iOS nas lojas App Store e Google Play.
Depois de fazer o download, basta fazer o cadastro no aplicativo de multas, seguindo os passos abaixo:
Para cidadãos habilitados, preencher os campos: CPF, e-mail, senha, Registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Código de Segurança.
Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, os dados a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha e o Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo).
Dados preenchidos, o cidadão vai receber um link por e-mail (enviado pelo endereço [email protected]) com informações para ativação da conta.
Para adicionar veículos, abra o aplicativo de multas e selecione a opção “Cadastrar Veículo” incluir um ou mais veículos de sua propriedade. Para isso, preencha os campos “Placa” e “RENAVAM” (Registro Nacional de Veículos Automotores) e confirme a adesão do veículo.
Assim que os cadastros forem feitos, o motorista ou proprietário de veículo vai receber as notificações de multa no celular e poderá gerar um código de barras para fazer o pagamento em qualquer caixa eletrônico ou no site do seu banco. As infrações de trânsito podem ser pagas com até 40% de desconto, caso o motorista opte por aderir ao SNE e reconheça o cometimento da infração. Caso não reconheça a infração, ainda haverá o desconto de 20% para pagamento de suas infrações antes do prazo de vencimento. O SNE também permite que o usuário indique o real infrator da notificação.
O que você precisa saber
Ao fazer o cadastro no aplicativo SNE, o proprietário deixa de receber as notificações de infrações impressas pelo Correio. Continuarão sendo enviadas as infrações registradas por órgãos que ainda não fizeram a adesão ao sistema.
Por questões de segurança e sigilo de informações de terceiros, somente o proprietário pode visualizar as notificações de infrações registradas para o veículo.
Estados em que o aplicativo de multas está disponível
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo